Document | arfsh.com
A document created by arfsh.com for the whole football community
Column #58 | PT
Author: Isaque Argolo | Creation Date: 2022-12-29 15:01:50
Data providers: Isaque Argolo.
Quanto mais antigo o jogador é, mais subestimado ele tende a ser — e isso de uma maneira geral. Isso é completamente referido aos jogadores de antes da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, eu gostaria de mencionar um caso bastante pertinente entre dois jogadores que são colocados constantemente entre os 10 melhores jogadores de todos os tempos entre a grande maioria das listas que eu vi: Alfredo Di Stéfano e Johan Cruijff.
Geralmente o que eu vejo é uma imensa subestimação de quem verdadeiramente foi Don Alfredo Di Stéfano, com listas muitas vezes colocando-o bastante abaixo de seu verdadeiro nível. Com imensa frequência, eu vejo Johan Cruijff sendo citado como um jogador melhor do que Di Stéfano foi. Eu não poderia discordar mais disso — e esse é mais um caso do jogador mais recente ser mais destacado. Além, é claro, de que Cruijff é citado muito mais atualmente devido à sua filosofia de jogo e aplicação de versões da mesma no futebol moderno.
Em termos de futebol, mesmo pouco tempo depois de Cruijff ter parado de jogar, Di Stéfano ainda era considerado como um jogador superior à ele, um jogador do mesmo nível ou superior até mesmo ao Pelé. Essa não era uma opinião compartilhada por poucas pessoas, não, mas por uma grande quantidade de especialistas que viram ambos jogarem. Subitamente, essa visão tende a ser modificada já na década de 90s.
Sinceramente, darei minha opinião sobre isso: Johan Cruijff foi um jogador dos mais altos níveis da história do futebol. Ele, entretanto, não foi Di Stéfano. Não enxergo comparação entre ambos.
Um outro grande exemplo que vejo — e esse ainda mais recente. É uma comparação entre Zidane e Iniesta. Os mais jovens, pelo o que eu ando vendo ultimamente, tendem a considerar Iniesta um jogador superior ao Zidane. Eu não consigo enxergar a menor comparação entre Zidane e Iniesta. Zidane é um jogador de níveis acima, por mais que Iniesta tenha sido espetacular.
© arfsh.com & Isaque Argolo 2023. All Rights Reserved.