Document | arfsh.com
A document created by arfsh.com for the whole football community
O Association #1

Author: Isaque Argolo | Creation Date: 2023-08-23 15:20:36

Data providers: Isaque Argolo.
AQUELE NORTH END

Comparações ao longo da vida são bastante comuns, de fato — e comparações temporais não são diferentes. No futebol, alguns dos melhores exercícios mentais são as comparações de época, sejam tais comparações distantes ou do período contemporâneo. Assim como James Catton vivenciou tais comparações entre grandes equipes dos primórdios futebolísticos, eu, vendo as eras passarem diante de meus olhos, vivencio-as em pleno século XXI.
Eu vi e revi diversas vezes o F.C. Barcelona, do técnico Josep Guardiola, dançar em campo com alguns dos artistas mais bem refinados da história do futebol. Excepcional equipe aquela era, não apenas dominava as partidas ao seu bel-prazer, porém ditava-as como um maestro liderando uma orquestra de epitome musical. Aquilo era futebol. Desde que o técnico espanhol deixou o comando do scratch, vi florescerem outras impressionantes equipes, sejam com um estilo idêntico ou completamente diferente. Meus olhos, entretanto, ainda não vislumbraram-se com uma esquadra que fosse equiparável aos Blaugranas do astro Lionel Messi.
Pergunto-me se Catton deixou-nos pensando: "Alguma equipe superará aquele North End?"
Ah, o Preston North End, do Major William Suddell, o Proud Preston, a equipe que atingiu o apogeu de sua época, conquistando não apenas extraordinários resultados, como agradou multidões com seu futebol matemático e artístico. Essa foi uma equipe revolucionária da época, pois aquele nível de combinação jamais havia sido notado. Do goalkeeper ao outside left: Trainer — Holmes, N. Ross — Robertson, Russel, J. Graham — Gordon, J. Ross, J. Goodall, Dewhurst e Drummond, a mágica escalação. Pelos olhos de muitos, mesmo décadas depois, essa foi a melhor equipe de todos os tempos. Até mesmo em direta comparação com o Aston Villa de 1897, a formidável equipe de Jimmy Crabtree, o Proud Preston permanecia superior. Recordo de uma das colunas do próprio Crabtree, uma em que ele comenta que o North End era uma equipe melhor que os Villains de 1896/97. Dennis Hodgetts, o antigo forward do Villa, por sua vez, comentou o mesmo em uma entrevista.
O quão mágico era o futebol praticado por aquela equipe? Tal resposta está nos olhos já fechados e nos caracteres datilografados daqueles que os presenciaram.
Desde que aquela equipe foi cessada, levando apenas em consideração todo o período antecessor à Segunda Guerra Mundial, eu sinceramente não acredito que tenha surgido uma equipe que apresentasse um futebol que fosse equivalente àquele nível performado. Décadas posteriores aos North Enders, vários esquadrões foram moldados em diversos países, como o próprio Aston Villa, Sunderland "Team of All the Talents", MTK Aranycsapat, Železná Sparta, Celeste Olímpica, Arsenal F.C., Wunderteam, etc. Todas excepcionais equipes em suas épocas, porém, devido as meticulosas comparações e percepções gerais sobre cada década, concluo que, no que se diz à respeito ao período antecessor à Segunda Guerra Mundial, a equipe do Major William Sudell, dos astros Nick Ross e John Goodall, não foi igualada.
Desde 1863 até os atuais dias, ao meu ver, aquela equipe do Preston North End pertence à primeira prateleira das equipes estelares já formadas.