Document | arfsh.com
A document created by arfsh.com for the whole football community
O Association #8

Author: Isaque Argolo | Creation Date: 2024-08-27 19:08:50

Data providers: Isaque Argolo.
AS TARDES EM LES CORTS

Ah, a década de 1920! Realmente o Dr. Friedebert Becker estava certo. As pessoas espantariam-se em saber o quanto o Association evoluiu durante tal jornada. Demasiadas turnês sendo realizadas, das mais diversas possíveis: campanhas na Inglaterra; campanhas da América do Sul; campanhas na Europa continental. Nesse aglomerado, estavam as campanhas realizadas em solo espanhol, muito bem promovidas, sobretudo, pelo F.C. Barcelona, que entrara em uma crescente na mencionada década.
Era comum poderios de todo o mundo visitarem a Espanha, especialmente na pausa de seus respectivos campenatos. Os finais de ano na Catalunha eram excepcionais. Privilegiados foram os espectadores de tais embates. Pessoas elegantes dirigindo-se ao Camp de Les Corts para avistarem a cultura futebolística, o ímpetu, a técnica, a tática dos adversários. Se em uma tade era possível ver o A.C. Sparta, do genial Káďa, em outra era possível ver o MTK, do jovem György Orth. As jornadas, ademais, traziam outras refinadas equipes; possuindo uma constelação de craques. Os Blaugranas, por sua vez, possuiam a sua própria galáxia: Samitier, Piera, Alcántara, Sancho, Sagi-Barba. Todos assombrosos craques da bola de couro. E lá estava Gamper, sobretudo, matando a sua ânsia de possuir embates históricos em seu próprio field.
Uma copiosidade de eventos podem ser descritos em tais jornadas realizadas pelas tardes. O futebol do Sparta, do Furth e do MTK, todos esses refletindo suas específicas classes, exibindo a verdadeira nata da técnica. Os placares heróicos, as lutas e desavenças entre checos e espanhóis. Les Corts, o camp do Barcelona, completamente lotado. Ricas eram as tardes em lá, onde os portões abriam cedo, pois o público — entusiasmado e eufórico — não contia a espera, o aguardo, a intrínseca impulsividade humana. Double events eram realizados! Afinal, não era apenas o F.C. Barcelona que usufruia, não, todavia o Europa e o Espanyol, que na época possuía uma das principais atrações: Ricardo Zamora, o divino custodian espanhol.
Assim, encerro minhas linhas, como o double event de uma eventual jornada, após mencionar as mágicas tardes em Les Corts, tardes essas esquecidas pelo soberano e carrasco tempo.